EDITORIAL

(Davi Rogério da Silva Castro)

Uma das (muitas) coisas que aprendemos nos laboratórios do ITA no primeiro ano Fundamental é que um relatório técnico tem que ter seu objetivo claramente apresentado na introdução. É certo que este não é um relatório técnico, mas já que o espaço conhecido como "editorial" é, geralmente, reservado para que os responsáveis apresentem algumas informações sobre a publicação, atrevo-me a colocar em prática o exercício de "explicitar nosso objetivo" em algumas palavras...

Acredito que esta seja a primeira revista de formatura do ITA. Encontrei alguns álbuns de turmas das décadas de 50 e 60 com fotografias de professores e alunos, mas não havia textos que descrevessem o que acontecia na época.

A idéia da Turma 96 (com essa revista) foi apresentar o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e o ITA falando da história dessas Instituições e dos atuais projetos em andamento. Claro, não poderíamos deixar de homenagear o Marechal Montenegro que, não por acaso, é o nosso Patrono: a Turma fez questão de lembrar o significado dessa grande personalidade e sua valorosa contribuição para o país.

Fizemos questão também de escolher um Paraninfo que fosse um paradigma de dedicação à Engenharia, que representasse o ideal iteano de elevar o nome da Escola ao degrau mais alto e, mais que tudo, que tivesse laços verdadeiros de comprometimento com o ITA. Fomos felizes na escolha e nos orgulhamos de ter o nome do Professor Jean Paul Jacob na nossa placa.

Dedicamos algumas páginas ao histórico da Turma: os anos do curso fundamental e depois, por especialidade, o profissional. Sentimos a necessidade de criar algo para a "posteridade" onde iteanos do futuro e do passado, parentes e amigos pudessem saber como foram esses cinco anos para nós. Talvez a linguagem seja um pouco descontraída, mas como passar cinco anos no ITA sem bom humor e irreverência? Os textos retratam esses episódios, o "gagá" pode ser encontrado pelo leitor nos livros técnicos...

Ser "pioneiro" sempre traz algumas dificuldades a mais e no nosso caso não foi diferente. Somos muito gratos aos patrocinadores, colaboradores e, principalmente, ao próprio ITA pelo apoio neste empreendimento. Desde o início tínhamos em mente que deveríamos apresentar uma revista com qualidade e acho que conseguimos: modéstia à parte, as próximas turmas têm um bom exemplo a seguir.


Turma Águia | Esquadrilha | Senta a Púa | www.davi.ws | ITA 96 | AFA
Última atualização: dezembro de 2008
Atenção: este site não guarda vínculo oficial com a FAB
Para informações, visite www.fab.mil.br