Cinco Anos

(Osvaldo Facundo de Castro Filho)



É chegada a hora. Foram cinco anos de muito esforço para chegarmos aonde chegamos. Cinco anos que resolvemos desafiar simplesmente por termos um ideal. Ideal que outrora parecia inatingível e que hoje conseguimos alcançar. A tão sonhada formatura está em nossas mãos!

Tudo se passou em apenas cinco anos. Aprendemos a viver, a conviver e a sobreviver. Vencemos muitas batalhas munidos apenas do nosso espírito de equipe. Percebemos que todos somos iguais, respeitando-se e ajudando-se mutuamente e, sobretudo, agindo com humildade.

São cinco anos que acabam no exato momento em que a vida realmente começa. Cinco anos de aprendizado e aperfeiçoamento sob os padrões mais rígidos, de modo a nos tornar aptos para o futuro. Cinco anos que nos forneceram uma base sólida, sobre a qual edificaremos nossas vidas.

Foram apenas cinco anos, que para nós, duraram uma eternidade. Cinco anos que ansiamos que logo chegassem ao fim. Um dia, porém, ao olharmos para trás, desejaremos inutilmente reviver aqueles cinco anos e, finalmente, acharemos que eles nunca deveriam ter acabado.




Uma Grande Lição

(Fernando Lukas Miglorância)

Quando entrei aqui no ITA, era muito individualista e "decidi" que nunca iria resolver uma série de exercícios junto com ninguém; muito menos estudar para uma prova com alguém- eu acreditava que ia ser "autosuficiente".

Com o correr dos semestres, porém, minha "decisão" logo se mostrou insustentável- quantas e quantas vezes não sabia como estudar para uma prova ou sequer tinha ânimo para isso e, assim, ia estudar com um colega! E quanta ajuda nas séries e relatórios.!Isso sem falar nas noites intermináveis... Termino o ITA sem ter sido nem um pouco "autosuficiente", mas tendo aprendido uma lição muito mais útil:

"É melhor haver dois do que um porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar." (Eclesiastes, cap. 4, v. 9).

Agradeço a Deus pelos meus colegas que me levantaram tantas vezes quando caí e que deram alegria a esses nossos anos de ITA.

Aos meus colegas, MUITO OBRIGADO por este diploma e por tão valiosa amizade!VALEU!




AMIGOS QUE CAMINHARAM CONOSCO

Alexandre Fernandes Garcia - Cap. Av.
Alexandre Machado de Oliveira (Gargamel)
Alexandre Sampaio (Pará)
Cristiano Bernd Lima e Silva (Abobrinha)
Edilson Rocha Porfírio Filho
Eduardo José da Fonseca Costa (Sassá)
Eduardo Paturalski - In Memoriam (Falecido em Outubro de 92)
Eduardo Queiroz
Feres Fares
Flávio Jardim Vargas
Flávio Rymer
Jefferson Brandão Moreira - Cap. Inf.
Jeverson das Chagas e Silva
João Maluf Júnior
José Ricardo Gonçalves Gomes - Cap. Av.
Leonardo Castro Ribeiro
Lin San Chan
Marcus Cirineu Aguiar Siqueira
Milton Massamitsu Koyama - Cap. Int.
Osvaldo Facundo de Castro Filho - In Memoriam (Falecido em Agosto de 96)
Péricles Miazato
Ramezi Khabbaz Filho
Ranulfo Acyr de Oliveira Resende - Cap. Av.
Renato Brito Bastos Neto (Caju)
Ricardo Mendes Nunes da Silva (Édipo)
Ricardo Rodolpho
Sérgio Humberto Consetino Munaretto - Cap. Av.
Thomás Secundino Lopes Portella
Wilson Brasil Casado Neto




Agradecimentos

Várias foram as pessoas e entidades que, direta ou indiretamente, contribuíram para a confecção desta Revista. O esforço e interesse de cada colaborador, sem dúvida, merecem a eterna gratidão da Turma l996 de Engenheiros do ITA.

Reiteramos, pois, a seguir, nossos protestos de estima e elevada consideração com alguns desses colaboradores, aqui representando todos aqueles que, de alguma forma, edificaram o sucesso histórico desta publicação.

  • NEC, EMBRAER, INDIOS, INFRAERO e POLIEDRO, pela confiança depositada em nossos propósitos;
  • Reitoria e Direção Administrativa do ITA, pelo suporte logístico e grande apoio dispensado à consecução de nossos objetivos, em especial, as pessoas do Prof. Euclides Carvalho Fernandes e do Maj.-Eng. Nehemias Lima Lacerda;
  • Professores do ITA José Edimar Barbosa Oliveira, Carlos de Moura Neto, Danillo Cesco e Alberto Adade Filho pela participação com artigos e idéias;
  • Secretárias Yolanda Rodrigues Bueno e Verônica de Castro Leite, pela ajuda no dia-a-dia;
  • IAE e SIDOM, pelo fornecimento de fotografias.


Turma Águia | Esquadrilha | Senta a Púa | www.davi.ws | ITA 96 | AFA
Última atualização: dezembro de 2008
Atenção: este site não guarda vínculo oficial com a FAB
Para informações, visite www.fab.mil.br