NOSSO PATRONO


Nascido a 28 de dezembro de 1903, em Belém do Pará, o Brigadeiro Jeronymo Baptista Bastos formou-se em dezembro de 1932 pela antiga Escola de Aviação Militar, no Campo dos Afonsos.

Além dos cursos normais da carreira, nosso Patrono realizou vários outros, dentre os quais se destaca o de Instrutor de Educação Física, da Escola de Educação Física do Exército, em 1938, quando começou a despontar como o grande arquiteto da edificação da mentalidade e da prática esportiva no aprimoramento f'ísico-mental do militar brasileiro.

Exerceu várias funções dentro do Ministério da Aeronáutica e em outros órgãos, destacando-se as de:

Comandante Interino do Corpo de Cadetes-do-Ar;
Comandante da Base Aérea de Belém;
Oficial da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington,DC;
Chefe do Estado-Maior da 1a Zona Aérea;
Chefe do Estado-Maior da 3a Zona Aérea;
Subcomandante da Escola de Aeronáutica;
Chefe da Comissão Desportiva das Forças Armadas;
Presidente do Conselho Nacional de Desportos;
Vice-Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro;
Chefe da Delegação Brasileira de Futebol no Campeonato Mundial de 1970, no México.

Transitou para a eternidade em 23 de junho de 1987, mas sua presença continuará viva, perene será sua obra, seu espírito renascerá em cada modalidade esportiva e em todos os atletas que, no seio das Forças Armadas e no desporto brasileiro, saberão desfraldar o galardão da imortalidade que a História reserva aos homens que vivem para além da vida.


PARANINFO

O Tenente Brigadeiro do Ar R/R CLOVIS PAVAN é natural de São Paulo - SP onde nasceu em 13 de setembro de 1921.
Realizou todos os cursos previstos na carreira e é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.
Nosso Paraninfo é Praça de 12 de abril de 1940 e foi promovido a Tenente Brigadeiro em 31 de março de 1981.
Dentre as funções exercidas, destacam-se as de:

* Ajudante de Ordens do Brig Eduardo Gomes;
* Comandante do Corpo de Cadetes;
* Comandante da Base Aérea de Brasília;
* Subchefe da Casa Militar da Presidência da República;
* Comandante da Academia da Força Aérea;
* Comandante do IV Comando Aéreo Regional;
* Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica;
* Diretor Geral do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento.



MENSAGEM DO PARANINFO

Aspirantes!

Com o mais sincero agradecimento, desejo-vos dizer que recebi a escolha de meu nome para pPrraninfo da Turma de Aspirantes 87 com satisfação e humildade: satisfação, pelo ato de nobreza de jovens, distinguindo-me com um prêmio que me tocou profundamente; humildade, por saber que, nesta homenagem, procurastes muito mais reconhecer princípios, idéias e posições defendidas do que a minha própria pessoa.

Para quem está há alguns anos afastado das funções da ativa da Força Aérea, é gratificante ser lembrado por aqueles que deixam os bancos acadêmicos para exercer funções de maior responsabilidade na Segurança Nacional.

Ao receberdes a espada de oficial, que os vossos primeiros pensamentos estejam voltados para as ilustres figuras dc chefes, líderes e heróis, que, no passado, dedicaram a vida à Pátria e, muitas vezes com sangue, ajudaram a construir o país quc possuímos hoje.

Com as insígnias de oficial, torna-vos-eis herdeiros diretos desse passado e desse patrimônio que deve ser transmitido, através das gerações, cada vez mais puro e enriquecido.

O diploma da Academia vos confere a habilitação para melhor servir a Pátria através de uma participação mais eficaz.

A partir deste momento, não haverá mais bifurcação, pois, na carreira das armas, só há uma estrada onde a vida é toda de muito trabalho, dedicação e, até mesmo, de sacrifícios, porém sempre plena de decência, respeito e dignidade.

A Nação vos proporcionou, através da Academia da Força Aérea, o que ela tem de melhor em matéria de ensino.

Sob a liderança inteligente e esclarecida do Comando, professores e instrutores plantaram sementes que condicionarão o futuro da nossa Aeronáutica.

Muito mais que o diploma, eles vos proporcionaram uma sólida base de conhecimentos, sobre a qual deverão surgir os futuros líderes e artífices da grande empreitada que todos sonhamos.

Mas, permiti, jovens formandos, que, alicerçado na idade e na experiência, vos diga que a vida é um processo permanente de educação.

A caminhada é longa e árdua, e o curso da Academia representa apenas o primeiro degrau do aprendizado.

Para vos realizardes na carreira militar, devereis ter uma vida de estudos contínuos, fundamentada na firmeza de caráter, força de vontade, esforço e dedicação plena, pois escolhesses uma carreira de fortes, onde a Pátria não admite fracasso.

A Nação vos concedeu os meios para uma distinguida educação e, de agora em diante, a espada, as insígnias e o diploma vos dão responsabilidades não só para com a missão e eficiência da Força Aérea Brasileira, mas também para com o futuro e grandeza do Brasil.

No panorama mundial de nossos dias, nenhuma Nação nem mesmo das grandes potências, reúne meios que lhe assegurem um poder capaz de atingir, sem oposição, seus objetivos nacionais.

Não é preciso uma observação de grande profundidade para chegarmos à conclusão de que as nações se tornam, cada dia, mais interdependentes em face das suas carências, que crescem em proporção geométrica.

O grande pensador Arnold Toymbee disse que, entre as civilizações viventes desde o começo da história da humanidade, sobreviveram aquelas que souberam responder aos desafios recebidos.

Viveis um período em que o Brasil elabora uma nova Constituição que norteará o seu grande destino.

Nesta época de amplos desafios, de ordem interna e externa, a grande meta é conquistar a Democracia, buscar, no progresso, a diminuição de nossas dependências e chegar ao patamar de Nação desenvolvida.

Para superar os pontos fracos e resgatar a satisfação dos justos anseios do nosso povo, o Brasil precisa, em todas as áreas de atuação, da liderança de homens preparados, capazes e idealistas, que não nasceram para viver como meros espectadores à margem do processo histórico!

A Nação confia no juramento sagrado que fizestes e espera a vossa participação, para construir uma sociedade efetivamente desenvolvida, democrática e independente.

Sede felizes e que Deus vos acompanhe.



|

Turma Águia | Esquadrilha | Senta a Pua | www.davi.ws | ITA 96
Última atualização: novembro de 2008

Atenção: este site não guarda vínculo oficial com a FAB
Para informações, visite www.fab.mil.br