FAZENDA DE AERONÁUTICA

Diretamente subordinada ao Diretor de Intendência, a Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (FAYS) é uma Unidade Militar agropastoril e industrial, criada em 23 de agosto de 1945 e ativada em 04 de junho de 1948, com a indicação de seu primeiro administrador militar.

A finalidade da organização é a ocupação produtiva das áreas de interesse da AFA, mediante atividades agrícolas e pecuárias.

A FAYS ocupa, com culturas, pastagens, matas, reflorestamento e serviços administrativos, uma área de 4751 hectares.

No setor agrícola, a Fazenda acompanha e atualiza os métodos, mantendo, normalmente, médias de produtividade superiores às registradas no estado e no país. Recentemente, foi implantado um dos mais modernos sistemas de irrigação, aspersão totalmente automática, tipo Pivô Central, que proporcionará até três safras anuais de feijão em uma área de 70 hectares.

Na pecuária, mantém um planteio de gado leiteiro altamente qualificado, com uma produção de 2000 litros/dia, parte da qual é pasteurizada e fornecida à AFA. E projeto da atual administração desenvolver a criação do gado de corte.

No que toca à Indústria e ao Comércio, a FAYS destaca-se pela usina de pasteurização e laticínios, pelo beneficiamento de arroz e café, pela produção de tijolos e pelo Reembolsável, que presta um grande serviço à comunidade.

 

ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Nascida em 1952, fruto do espírito empreendedor de jovens oficiais instrutores, ela pode orgulhar-se de, nesses 35 anos de existência, ter obtido total êxito no cumprimento das atribuições que lhe foram destinadas.

Marcando a presença da Força Aérea em todo o território brasileiro, a Esquadrilha, demonstrando o elevado nível técnico e o alto grau de profissionalismo do aviador militar, vem despertando vocações e cultivando uma sadia mentalidade aeronáutica em nossa população nas exibições em que se empenha.

Nessas oportunidades, o contato direto e fraternal com o público permite um melhor conhecimento das atividades da Força Aérea, além de motivar a juventude para a carreira militar.

Utilizando a aeronave T-27 Tucano, fabricada pela EMBRAER, enquanto marca a presença da Força Aérea Brasileira no exterior, a Esquadrilha também divulga e reafirma a qualidade dos produtos da nossa indústria aeronáutica.

Sediada na Academia da Força Aérea, convive com os Cadetes da Aeronáutica, estimulando, nos futuros oficiais, a busca contínua do aprimoramento profissional.



|

Turma Águia | Esquadrilha | Senta a Pua | www.davi.ws | ITA 96
Última atualização: novembro de 2008

Atenção: este site não guarda vínculo oficial com a FAB
Para informações, visite www.fab.mil.br