COMANDANTE DA AFA

Brigadeiro do Ar
Luiz Carlos Baginski Filho

Aspirantes de 1987!

Hoje é tempo de alegria, de sensação do dever cumprido, mas, na verdade, completasses tão-somente uma parcela da grande missão que vos cabe.

Aqui chegasses há quatro anos, e o tempo passado nesta Academia vos ensejou novos conhecimentos, a par de ter despertado outros, adormecidos em vosso interior.

Aqui recebesses verdadeiras lições de vida, todas impregnadas de uma fé imensa nos destinos do nosso país; aqui vos foi mostrado o grande potencial do Brasil, que só os mais afoitos e os apologistas do fracasso insistem em não aceitar.

Aqui pudestes constatar que não é insano aquele que vê no descrédito dos outros seu desafio, seu maior incentivo. Nossa indústria aeronáutica testifica: asas fabricadas nesta terra dos tupiniquins - e toda tecnologia que a elas se liga - rasgam céus de países distantes, levando a nossa bandeira, colaborando na integração do mundo como um todo.

Aqui desenvolvesses o espírito de corpo que a Força criou em vós e que torna pequenos os grandes problemas; aqui vos mostraram que o homem vence pela vontade, pela perseverança.

Aqui - e valho-me do poeta - não passasses a vida em brancas nuvens, nem em plácido repouso adormecestes. Provações houve, e foram vencidas, e vos temperaram a índole, e vos fizeram homens crentes no futuro da Pátria.

Componentes do Esquadrão Águia:

"Tudo tem o seu tempo determinado, ... há tempo de guerra e tempo de paz", proclamou Salomão, a personificação secular da sabedoria, há três milênios.

O tempo acadêmico, a partir de agora, dá lugar ao tempo das responsabilidades, das decisões que afetarão os destinos da Força. O País atravessa momentos de transição, os poderes constituídos buscam os melhores rumos para nossa Nação, e devemos todos - cada um dentro de suas possibilidades - participar dessa busca.

O tempo, doravante, será de engajamento na batalha que o Brasil trava para se firmar!

Completastes tão-somente uma parcela da grande missão que vos cabe. Se vos conscientizardes disso, estareis sempre prontos para a guerra ..., estareis sempre prontos para a paz.



|


Turma Águia | Esquadrilha | Senta a Pua | www.davi.ws | ITA 96
Última atualização: novembro de 2008

Atenção: este site não guarda vínculo oficial com a FAB
Para informações, visite www.fab.mil.br